O filme foi realizado para fins educacionais e de formação de novos profissionais do cinema, ou seja, sem fins comerciais.
Por: Marta Santos | Data: 31/12/2022 12:43 - Atualizado em 11/07/2024 10:16
Os estudantes da rede estadual de ensino do Piauí estarão nas telas do cinema com o lançamento do primeiro filme criado no Projeto Cinema na Escola. A primeira exibição do filme “Cabo de Guerra” aconteceu nesta quarta-feira (14/12), nos Cinemas Teresina, localizado no Teresina Shopping, zona Leste de Teresina.
A comédia “Cabo de Guerra” é uma produção com a participação de 24 (vinte e quatro) jovens e adultos da rede estadual, que colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo de nove meses de curso Cinema na Escola, com a carga horária de 200h/a. O filme foi realizado para fins educacionais e de formação de novos profissionais do cinema, ou seja, sem fins comerciais.
Durante a execução do projeto, os estudantes foram incentivados a criarem suas próprias histórias com o olhar voltado para a produção cinematográfica. Eles aprenderam sobre as técnicas de roteiro, fotografia, atuação para cinema, edição, corte, música, trilha sonora, acesso aos softwares de edição, dentre outros segmentos.
“Não é só fazer atividades acadêmicas, de estudar, de fazer a tarefa, de passar no ENEM… Isso também é importante, mas você tem que dar outras possibilidades, então o que a gente fez com essa experiência do cinema foi mostrar que os meninos tem imaginação, tem criatividade, tem talentos. Então, era preciso que a gente mostrasse isso que eles são capazes de fazer um filme e o que é mais importante, nesse estilo se descobre os profissionais, dentre esses meninos já tem alguns empregados”, afirmou a Governadora Regina Sousa.
O produtor do longa é o cineasta piauiense Cícero Filho, criador do filme de sucesso nacional ‘Ai que vida’. Ele relata que o curso possibilitou que jovens de escolas públicas tivessem oportunidade de desenvolver seus talentos, além da capacitação para o mercado de trabalho.
“Entregamos aos alunos o conhecimento cinematográfico, conhecimento completo. Sempre alinhando teoria e prática. O resultado é o melhor esperado. Que é preparar o aluno para projetos cinematográficos, nós estamos hoje com quatro alunos já no mercado de trabalho. Graças a esse curso, ou seja, estamos capacitando jovens de escolas públicas que não tem condição de pagar um curso de cinema, que é um curso caro e o cinema na escola ele possibilita isso. Abrindo novas janelas de conhecimento e oportunidade pra esses jovens”, afirmou.
SINOPSE
O filme “Cabo de Guerra” conta de forma divertida e ao mesmo tempo reflexiva a disputa entre dois anjos do gabinete celestial. Angeriel (Irapuan Nunes), um anjo do bem que sempre visa ajudar às pessoas, ao contrário de sua parceira Sataninha (Rytha Campos), um ser mal humorado, inescrupuloso e cheio de artimanhas para vencer qualquer disputa. Como num vaivém de cabo de guerra, Angeriel e Sataninha irão disputar na terra as emoções de cada humano. Seja para o bem ou mal, vencerá o anjo que executar a melhor estratégia de jogo e influência sobre essas pessoas.
O Projeto Cinema na Escola teve o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, Secretarias de Estado da Educação (SEDUC) e Cultura (SECULT), por meio Sistema Estadual de Incentivo à Cultura – SIEC, com o Edital de Emergência Cultural “Prêmio Seu João Claudino”, com Produção Executiva é do cineasta Cícero Filho e a Produção Geral de Gustavo Miranda.
PREMIÈRE by Thiago Costa: